quinta-feira, 17 de setembro de 2015

19 de Setembro - Espectáculo de memória a Zeca Afonso - António Ataíde e Rui Pato actuam no Salão Brazil

Notícia do jornal «as Beiras» de hoje:

"Guitarrista de Zeca Afonso e de Adriano Correia de Oliveira, regressou aos palcos após a sua aposentação enquanto médico, sobretudo com o objetivo de divulgar a vida e a obra do seu amigo Zeca Afonso, autor de “Grândola Vila Morena”. Rui Pato apresenta-se no próximo sábado, dia 19, no Salão Brazil, acompanhado de António Ataíde, cantor de fado de Coimbra, para um espetáculo dedicado à memória de José Afonso.
O espetáculo não é inédito: em 2012, António Ataíde, propôs o desafio ao guitarrista. Rui Pato aceitou o convite. Selecionou um maço de postais, dos muitos que José Afonso lhe enviava para combinar ensaios, gravações e concertos um pouco por todo o país, há cerca de meio século, material que determina o alinhamento afetivo do espetáculo.
Depois de uma primeira “conversa intimista” com sucesso, a dupla seria convidada para idênticas realizações noutras localidades, geralmente em salas pequenas.
A leitura dos postais é intercalada pela interpretação de alguns dos temas mais emblemáticos de Zeca Afonso, suscitando a participação do público, que faz perguntas e opina sobre o percurso musical e a intervenção política do homenageado, durante a ditadura e depois do 25 de Abril.
O bilhete para assistir ao espetáculo custa cinco euros. Quem quiser participar no jantar pode fazê-lo, obtendo mais informações através dos seguintes contactos: salaobrazil@gmail.com e 916071691.
Cantor e compositor, José Afonso, também conhecido por Zeca, nasceu em Aveiro, em 2 de agosto de 1929, e morreu em Setúbal, em 23 de Fevereiro de 1987. Começou a sua carreira a interpretar fados de Coimbra, nos anos 50 do século XX, tendo revolucionado a música tradicional ligada aos universitários da cidade do Mondego. Afirmou-se depois como músico de intervenção e passou à história como um dos símbolos do 25 de Abril de 1974. Os militares que realizaram a Revolução dos Cravos escolheram uma das suas músicas – “Grândola, Vila Morena” – como senha radiofónica que marcou o avanço das tropas que derrubaram a ditadura."

Podem marcar na vossa agenda: no dia 13 de Novembro, pelas 19h30, o Núcleo de Coimbra da AJA vai proporcionar um momento com António Ataíde e Rui Pato (assim como o grupo de fados «Raízes de Coimbra») a todos os que puderem estar presentes no jantar de apresentação do nosso Núcleo.



1 comentário:

  1. Já fiz reserva em nome de Eduarda Campos para o concerto - 22h (5€)
    Se os meus amigos se juntarem a esta reserva talvez consigamos uma mesa. Se não, ficamos de pé. Bóra lá???

    ResponderEliminar